O Que é o Fliv-Rio

O Festival do Livro do Rio de Janeiro, FLIV-RIO, foi pensado para ser um espaço de lançamento, divulgação e debate amplo e diverso sobre a produção literária, política e cultural, com destaque para obras que abordem a temática progressista, a chamada literatura de resistência, em defesa da democracia. O FLIV-RIO vem se consolidando como um encontro anual de reflexão sobre a conjuntura do país e do mundo, promovendo o contato entre leitores/as, autores/as e pensadores/as que estejam contribuindo com a análise do panorama político e social atual, assim como as propostas de reconstrução e fortalecimento do país.

A primeira edição do FLIV-Rio ocorreu na efervescência da campanha eleitoral de 2022, momento de forte ameaça ao Estado democrático de direito, no qual se disputou o destino do Brasil entre a barbárie e a civilidade. Já a segunda edição, em 2023, se deu no ano em que vivemos no país uma nova tentativa de golpe de Estado. Agora, em 2024, seguimos enfrentando desafios, por isso, o slogan adotado é: “Superar a ignorância e o ódio”.

As atividades do evento seguirão tendo como pauta temas como o enfrentamento ao fascismo, o combate ao racismo e ao discurso de ódio, a defesa da democracia, a comunicação democrática e o pensamento progressista. O Festival se coloca como um espaço de produção de conhecimento conjunto e disseminação de ideias. E vai se tornando uma tradição na cena política e literária do Rio de Janeiro.

O evento, que terá a terceira edição nos dias 28, 29 e 30 de novembro, tem como palco permanente o Sinttel-Rio (Rua Morais e Silva, 94, Maracanã), Sindicato que, desde a sua fundação, se mantém ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras na defesa de um país justo, democrático e com igualdade de oportunidades.