Quatro jovens adolescentes descobrindo o mundo. Esse é o pano de fundo do livro “Ela está entre nós”, onde o professor de história Hiran Roedel discorre sobre a ditadura. O assunto foi debatido na roda de conversa no Fliv-Rio, nesta sexta-feira (6/10).
No livro, o autor fala da ditadura brasileira com uma linguagem mais acessível, para atingir o público jovem, que atualmente tem pouco interesse em leitura e acaba se informando pelas redes sociais. “Precisamos acessar esses jovens, para que eles tenham conhecimento desse momento opressor do país e não repitam os erros do passado”, esclarece Hiran ao fazer uma provocação “Tivemos o fim da ditadura, com a constituinte, mas o aparato que estava na máquina federal foi para onde? Evaporou? Essa é uma discussão que eu trago no livro”, completa.
O bate-papo contou com a participação da também escritora e professora Isa Martins. Entre as provocações, ela citou a importância de um jovem ter um livro nas mãos “é uma questão política”, conclui.
Hiran Roedel foi professor por mais de 30 anos na educação básica e no ensino superior, historiador e doutor em Comunicação. Publicou vários livros, dentre eles, em coautoria com o professor Aquino, Sociedade brasileira: uma História através dos movimentos sociais (vol. 1 e 2) e, com o professor Carlos Lessa, Os Lusíadas na aventura do Rio Moderno.