Dois estudantes do ensino médio aceitaram o desafio de interpretar de forma criativa um dos livros selecionados pela organização do FLIV-Rio para o concurso “Ler para Crer”. O título escolhido foi “A revolução dos Bichos” que foi apresentado para uma banca formada por três professores.
Leticia Pontes Freitas, aluna do segundo ano do curso técnico de Energia Renováveis do Sesi, comparou, por meio de uma crônica, a fazenda do livro com a realidade. “O texto é tão importante e tão atual que pode ser comparado à vida real”, explicou. Já Vitor Rêllo, estudante do primeiro ano do colégio Militar fez uma composição própria. Tocou e cantou ao violão.
“O processo criativo aconteceu maravilhosamente bem”, contou ele e acrescentou que o livro foi muito importante em sua formação.
Os professores da rede estadual Caio César Andrade, de Geografia, e Douglas Thomaz, de História, além de Rosa Lepak Milet, pedagoga e professora da Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense) avaliaram que os estudantes não só captaram o espírito da obra, como também respeitaram o tempo e mostraram amor pela leitura.
Para Francisco Izidoro, curador da FLIV-Rio, o “Ler pra Crer” veio para ficar. “A leitura é um excelente instrumento para ajudar a reflexão. As pessoas estão acreditando em qualquer coisa porque perderam o hábito da leitura. Por isso, ver as novas gerações lendo e pensando é gratificante”, concluiu.
A banca deu o prêmio de R$1000,00 para o Vitor e parabenizou o envolvimento dos dois concorrentes.